Carta Pastoral de Convocação do Ano da Misericórdia

O papa Francisco convocou um “Ano da Misericórdia” como um Jubileu e ano Santo para celebrar os cinquenta anos de encerramento do Concílio Vaticano II. Diz o Papa em sua carta, na Bula de Proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia: “há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei UM JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA, como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes… O ano Santo abrir-se-á no dia 08 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição… e será encerrado na Solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de novembro de 2016”. (Papa Francisco in Misericordiae Vultus). E o Papa segue dando orientações a todas as Dioceses do mundo, a respeito do sentido e da celebração do ano da Misericórdia em cada Igreja Particular. Obedecendo às orientações do Santo Padre, como Bispo Diocesano de São José dos Campos, pela carta pastoral que segue abaixo, convoco toda a nossa Diocese a celebrarmos com alegria e entusiasmo este ano Jubilar.

Logo

ANO DA MISERICÓRDIA

CARTA PASTORAL
DE CONVOCAÇÃO DO ANO DA MISERICÓRDIA
NA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

 

Queridos membros do Clero, Religiosos e Religiosas, Consagrados e Consagradas, Leigos e Leigas e pessoas de Boa Vontade.

Seguindo o magistério pontifício, convoco por esta Carta Pastoral a realização em nossa Diocese do ANO DA MISERICÓRDIA, conforme a programação proposta pelo Santo Padre, o Papa Francisco, a Santa Sé e a equipe de animação de tal celebração em nossa Diocese. Aproveitaremos para celebrar, neste ano Jubilar da Misericórdia, os 35 anos de nossa Diocese, receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em preparação às celebrações tricentenárias do encontro de sua imagem no rio Paraíba, no ano de 2017, e aprovar o Plano Diocesano de Pastoral para os próximos anos, em uma nova Assembleia Diocesana. Na mesma força do amor, quando o Papa proclama um Jubileu Extraordinário, o Ano da Misericórdia, a Diocese propõe aos seus fiéis este lema como ideia inspiradora para o ano pastoral: Ousar o “olhar” da misericórdia. A expressão comporta dois sentidos: deixarmo-nos olhar por Deus que nos ama e não desiste de repousar sobre nós o seu olhar de misericórdia e, ao mesmo tempo, sermos portadores desse olhar de misericórdia. Como diz o Papa, na bula de proclamação deste Jubileu: «há momentos em que somos chamados, de maneira ainda intensa, a fixar o olhar da misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai» (MV 3). Este ano é um tempo favorável para a Igreja, uma oportunidade para contemplar o mistério da misericórdia, o rosto de Cristo, que é fonte de alegria, serenidade e paz (cf. MV 2).

No coração do Sucessor de Pedro ecoa bem forte, o grito dos pobres que clamam por amor e justiça, pobres nas mais dramáticas formas e circunstâncias; pobreza e sofrimento que são consequências da gravidade do pecado dos homens. Mas Deus responde com a plenitude do perdão e a missão da Igreja é anunciar a Sua misericórdia.

O Século XXI, do qual decorreram apenas 15 anos, está marcado por inúmeras guerras, violências, execuções sumárias e indiscriminadas, o escândalo do tráfico humano, fratricídios e injustiças sociais a que assistimos, todos os dias, comodamente, nos sofás das nossas casas. A este espetáculo horrendo, o Papa Francisco tem chamado IIIª guerra mundial aos pedaços. Infelizmente, algumas dessas violências até são evocadas em nome de Deus.

O Ano Santo terá a sua abertura em Roma, pelo Papa, a 8 de Dezembro de 2015 e nós, aqui na Diocese de São José dos Campos, faremos a ABERTURA DA PORTA SANTA no dia 17 de dezembro, em nossa Igreja Catedral, com um rito próprio e muito bonito. Aproveitaremos a oportunidade para celebrar o jubileu de prata de quatro presbíteros de nossa Igreja Diocesana. Abrirei, também, no dia 22 de dezembro, na Paróquia de Nossa Senhora da Santíssima Trindade a PORTA SANTA para a região de Jacareí, na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso.

Convoco a todos a celebrar com alegria, muita fé, espírito de conversão, este Ano da Misericórdia. Peço que tudo o que for programado pela Diocese, Paróquias, Movimentos, Pastorais, Serviços, Ministérios, Comunidades, seja bem realizado e tudo seja comunicado ao setor de Pastoral de nossa diocese, para conhecimento e para envio a Roma dos atos acontecidos em nossa Igreja Particular. Aproveitem para usar todos os subsídios que a Igreja está colocando à disposição dos fiéis para a celebração deste jubileu. No dizer do Papa, será “um Ano Santo extraordinário para viver, na existência de cada dia, a misericórdia que o Pai, desde sempre, estende sobre nós. Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a sua vida”. Que Maria, mãe de Deus e nossa, a MÃE DA MISERICÓRDIA, ajude a todos a sermos testemunhas vivas de Jesus e “sermos Misericordiosos como o Pai”.

São José dos Campos, 01 de dezembro de 2015

D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano

Esta carta será publicada no Jornal Expressão, edição de dezembro.

::Baixe a Carta Pastoral::
Imprima, coloque no mural de sua paróquia e envie aos membros do CPP.
Clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s