Comissão Socioambiental promove atividades no Hallel Vale 2016

Comissão Socioambiental promove atividades no Hallel Vale 2016

 – Exposição e Roda de Conversa sobre a Laudato Si’ – 

Uma exposição sobre a Encíclica Laudato Si, organizada pela CNBB e pelo Movimento Católico Global de pelo Clima – MCGC, esteve presente nos dois dias do Hallel Vale 2016 (26 e 27 de Novembro).

A presença do Igor estreitou a ligação entre a Comissão Socioambiental e o Movimento Católico Global pelo Clima, possibilitando parcerias futuras e a visibilidade das ações executadas pela Comissão, para que possam de ser replicadas em outras Dioceses.A oportunidade da exposição ser trazida para São José dos Campos foi realizada pelo Igor Bastos, coordenador do MCGC para a Língua Portuguesa, que também mediou uma roda de conversa sobre a Encíclica.

– Separação dos Resíduos Sólidos no Hallel Vale 2016 – 

A Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos promoveu a  separação correta dos resíduos no Hallel Vale 2016, que ocorreu no Parque da Cidade, nos dias 26 e 27 de Novembro.

Antes da realização do evento, foi elaborado um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, com a finalidade de organizar o trabalho. O documento identificou os tipos de resíduos que seriam gerados, os locais de coleta e o como seria realizado o descarte final.

Durante o evento uma equipe de cinco à dez voluntários se revezaram no trabalho de organização da limpeza e na abordagem sobre a importância da separação correta dos resíduos. No palco, as bandas e animadores também realizaram motivações junto ao público.

A separação correta dos resíduos permitiu diminuir consideravelmente a quantidade de lixo enviada ao aterro municipal de São José dos Campos. Foi coletado 92kg de material reciclável, destinado a Cooperativa São Vicente. E 250kg de material orgânico, enviado a central de compostagem do Parque da Cidade.

O efeito educativo da ação não é mensurável, mas pode ser percebido ao final do evento: um local visivelmente limpo.

Espera-se que esta ação seja um marco nas ações com concentração de grande público na Diocese e que possa ser multiplicado nas paróquias e comunidades. Esta experiência também poderá ser útil ao poder público, já que o modelo no gerenciamento de resíduos em eventos no Parque da Cidade é inédito.

Estas e outras ações de responsabilidade com o meio ambiente e com a ação social serão estimuladas com o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral, no período de 2017 – 2021, com o fortalecimento da Comissão Socioambiental, objetivando colocar em prática os ensinamentos da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.

Exposição sobre a Laudato Si’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s